NOSSO OBJETIVO 

a)     Colaborar com instituições públicas e privadas, por meio de pesquisas e prestações de serviços, em programas nas áreas tecnológica e ambiental, a fim de garantir a disseminação da consciência ambiental e condições para a busca do desenvolvimento sustentável.

b)     Promover eventos, tais como cursos, simpósios, seminários, palestras e conferências, que visem a estimular o estudo crítico do meio ambiente, para a geração de subsídios, propostas e projetos capazes de contribuir para a melhoria de organizações e profissionais.

c)      Promover a divulgação, em entidades públicas ou privadas, de conhecimento sobre educação ambiental, para o desenvolvimento/aprimoramento de cursos destinados  a profissionais ligados às áreas tecnológica e ambiental, como forma de contribuir para a educação na Sociedade.

d)      Promover a divulgação do conhecimento nas áreas tecnológica e ambiental, por livros, publicações técnicas, periódicos, artigos especializados e outras formas que se fizerem adequadas.

e)     Prestar serviços e realizar pesquisas que atendam às necessidades dos setores público e privado relacionados com o estudo, aperfeiçoamento, análise e desenvolvimento da proteção ao meio ambiente em sentido amplo, seja internamente às organizações, seja compreendendo diferentes setores da sociedade.

f)     Oferecer apoio institucional gratuito a entidades de ensino, em assuntos ligados ao meio ambiente, transferindo conhecimentos adquiridos, com o necessário respeito requerido pelo sigilo profissional e por determinações de propriedade intelectual, quando pertinente.

g)     Executar cursos e treinamentos, assessoria ambiental, consultoria ambiental, auditorias: interna e externa, análise de riscos ambientais, avaliação de passivo ambiental, licenciamento ambiental, gerenciamento da qualidade do ar, gerenciamento de resíduos, planejamento e gestão ambiental em empresas, projetos de créditos de carbono, projetos de organização e reorganização de atividades relacionadas com o meio ambiente. 

Os estudos, pareceres, análises e projetos sobre o meio ambiente deverão, para atender aos requisitos do ITAPAR, observar:

a)     A finalidade de promover o espírito de cidadania, contribuindo para o fortalecimento de valores ligados à ética e ao respeito dos direitos humanos e à justiça econômica, social e ambiental.

b)     Estreita observância dos princípios da legalidade e da moralidade, expressos nos conteúdos de suas conclusões e recomendações, sempre observando o crescimento da sociedade.