Missão

A missão do ITAPAR é contribuir para o desenvolvimento tecnológico, social e ambiental do Brasil, a fim de favorecer a integração, a produtividade e a qualidade de vida dos seus cidadãos, sem distinção de qualquer natureza.

    Programas nas áreas Tecnológica e de Meio Ambiente, alicerçados nos pilares da conscientização ambiental e do desenvolvimento sustentável, com vistas a implementos organizacionais, que aperfeiçoem procedimentos e processos já existentes e/ou estruturem novas soluções.

     Promover eventos, tais como cursos, simpósios, seminários, palestras e conferências, que visem ao estímulo do estudo do ambiente, para a geração de subsídios, propostas e projetos capazes de contribuir para a melhoria de organizações e profissionais que desempenhem atividades relacionadas com o meio ambiente em sentido amplo.

        Promover a divulgação, em entidades públicas ou privadas, de conhecimento sobre educação ambiental, para promover a melhoria e o desenvolvimento de cursos destinados ao aperfeiçoamento de profissionais em atividades ligadas ao Meio Ambiente como forma de contribuir para a educação na Sociedade.

          Promover a divulgação do conhecimento nas áreas tecnológicas e de meio ambiente, por intermédio de livros, publicações técnicas, periódicos, artigos especializados e outras formas que se fizerem adequadas.

          Prestar serviços e realizar pesquisas que atendam às necessidades dos setores público e privado relacionados com o estudo, aperfeiçoamento, análise e desenvolvimento da proteção ao meio ambiente em sentido amplo, seja internamente a organizações, ou compreendendo diferentes setores da sociedade.

          Oferecer apoio institucional gratuito a entidades de ensino, em assuntos ligados ao meio ambiente, transferindo conhecimentos adquiridos, com o necessário respeito requerido pelo sigilo profissional e por determinações de propriedade intelectual, quando pertinente.

          Executar cursos e treinamentos, assessoria ambiental, consultoria ambiental, auditorias: interna e externa, análise de riscos ambientais, avaliação de passivo ambiental, licenciamento ambiental, gerenciamento da qualidade do ar, gerenciamento de resíduos, planejamento e gestão ambiental em empresas, projetos de créditos de carbono, projetos de organização e reorganização de atividades relacionadas a aspectos tecnológicos de produção e gestão da qualidade e aspectos ambientais.

          Executar cursos e treinamentos voltados à gestão da qualidade, para implantação de laboratórios e equipamentos para análise, elaboração de projetos de implementação de laboratórios, projetos de layout, projetos de aquisição de equipamentos, acessórios e softwares de análise, elaboração de projeto físico, desenvolvimento, descrição e implantação de novas metodologias de análise, levantamento de necessidades de treinamento, gerenciamento laboratorial, controle de qualidade físico-químico e microbiológico de águas, alimentos, cosméticos e outros setores industriais.